quarta-feira, 29 de maio de 2013

Os Bebés e a Hora de ir Dormir... (parte I)


O sono ... ou a falta dele.... (parte I)


Depois de ler 100 mil livros sobre o sono...ainda não conseguiu que o seu bebé durma a noite toda?!  Não é a única a maior parte dos bebés não dormem a noite toda tão cedo.....


Então vamos por partes:

Nos primeiros meses de vida, o bebé não tem maturidade neurológica suficiente para conseguir adormecer sozinho.No entanto, a partir das 6 semanas, pode começar a reforçar os ritmos biológicos do bebé, para que ele possa, estabelecer uma rotina regular na hora de ir dormir. Por exemplo distinguir em termos de luminosidade, o dia da noite.

Durante os 3 primeiros meses o bebé vai ser capaz de, dormir cada vez mais durante a noite e menos durante o dia. Por isso, deve ir adaptando a rotina de dormir às necessidades do sono do bebé.


Por volta dos 4/6 meses o desenvolvimento cerebral do seu bebé permite-lhe perceber que Ele é uma identidade única e separada de si, ele aprende que os objetos e as pessoas à sua volta não fazem parte de dele.


E aprende oura coisa muito importante: que mesmo que ele não esteja a ver os objetos, não quer dizer que eles não existam(a isto se chama a permanência do objecto).E facilmente se compreende que um bebé, que depende do adulto para a sua sobrevivencia, possa ficar muito angustiado e chore, quando é deixado sozinho no seu berço e a mãe lhe desaparece da vista. Pode dizer ao bebé: a mamã está aqui, porque isso não vai mudar em nada. Para o bebé desapareceu e por isso a sua sobrevivência está posta em causa! Razão suficiente para se preocupar e desatar a chorar!!( da evolução das espécies, o choro é para ver se atrai alguém da sua especie que cuide dele e não o deixe morrer)
É importante reforçar o sentimento de confiança, do bebé no seu mundo!!!


Mas,....básicamente: o Sono do bebé é completamente diferente do seu!

Vejamos, a maior parte dos adultos (que dormem bem), acorda levemente 4 horas após ter adormecido. Normalmente arranjam a almofada, viram-se para o outro lado e continuam a dormir, a maior parte das vezes nem se apercebendo do que está a acontecer.

Pelo contrario, os bebés acordam varias vezes durante a noite, ou melhor estão sempre a acordar!! Muitas vezes porque precisam de comer ou de um aconchego.acredite que o bebé acorda ainda mais vezes do que aquelas em que o acorda a si!!! Porque os seus cilcos são muito mais curtinhos.

Os bebés que ainda não desenvolveram a permanencia do objeto podem ser adormedidos facilmente e colocados na caminha deles sem que isso lhes perturbe o sono, mas após desenvolverem essa capacidade, normalmente o rsultado é outro. 
Agora o bebé Lembra-se de que estava com ele quando adormeceu!!!No momento em que entrar em sono leve, em ez de voltar a adormecer ele vai despertar totalmente. Porque você estava lá e agora desapareceu...mais normalmente os bebés ficam muito angustiados e zangados com isso ....e mostram-no!
Que é o mesmo que dizer, mais ou menos isto: 
O que é que aconteceu? Para onde foste?

Veja bem a coisa:
Imagine que foi para o quarto dormir, poucas horas depois imagine que acorda na sua varanda. Acha verdadeiramente que simplesmente arranjava a almofada e continuava a dormir?! Hummm...não me parece! Se calhar, levantava-se e até talvez comessa-se a gritar bem alto que lhe abrissem a porta da varandae o deixassem entrar em casa. Não ficaria aterrorizado com essa misteriosa força que de algum modo o tinha transportado da sua cama para a varanda?!

Quando o bebé chora, ele esta também a reagir á surpresa e ´ha mais coisas a que o bebé pode acordar e reagir á surpresa.


Sozinho sem perceber porquê....

Certas teorias que dizem que se deve colocar o bebé a dormir sozinho desde cedo, para que ele comece a ganhar a sua independência, esquecendo-se de dois factores muito importantes:

Primeiro: faz parte da condição de um bebé "ser dependente" e não "ser independente", os bebés não sobrevivem sem a mãe ou alguém que desempenhe o seu papel!! Simplesmente porque os bebés são seres em desenvolvimento e quando nascem, têm ainda muitas das suas capacidades por desenvolver e só atingem a maturidade após o nascimento.  Por exemplo o desenvolvimento cerebral.
Isto significa que em termos psicológicos o bebé deve usufruir desta dependência enquanto precisa e depois ser encorajado na sua independência quando já for capaz. Quanto mais dependência no inicio mais independência no futuro.

Segundo: ser capaz de dormir durante a noite é um marco de desenvolvimento, tal e qual como ser capaz de caminhar ou de deixar as fraldas! E, cada bebé tem o seu  ritmos de desenvolvimento.

Curiosamente e ao contrário do que acontece com o SONO, não vemos os Pais (e todos os outros) a apressarem um bebé a andar, só porque acham que está na hora (ou porque, acreditem, dá muito jeito que o bebé seja capaz de dormir sózinho). Na verdade, não andamos para aí a dizer: Vá! Agora tens de andar sózinho!! Está na hora! Tem que ser! Nem andamos a forçar os bebés a uma coisa que claramente conseguimos entender que ainda não são capazes.
Normalmente Pais sensatos aguardam as pista do seu bebé e vão reforçando assim o seu desenvolvimento


A verdade é que a partir de algum momento o bebé vai ser capaz de começar a dormir a noite toda mesmo não usando nenhuma técnica para incentivá-lo a dormir toda a noite! Faz parte do seu desenvolvimento!!


O ciclo do sono do bebé, é algo aprendido e para o qual os bebés não vêem programados.

Como o sono é regulado pelo cérebro, pode a partir dos 6 meses de idade, ser ensinado progressivamente um padrão regular de sono. Mesmo assim, alguns bebés têm uma maior dificuldade em conseguir dormir à noite e necessitam de ajuda.Para além de outros factores disruptores do sono, como por exemplo os dentes, os momentos em que estão doentes, as dificuldades ao nível do aparelho digestivo, etc...

É importante regular o sono do bebé durante o dia, ajudando-o assim, a regular o da noite.

Ao longo dos meses seguintes , vai reparar que o seu bebé vão começar a dormir menos durante o dia e mais durante a noite.

Muitos bebés depois de uma fase em que parecia já terem conseguido  dormir a noite inteira sem acordar, e por várias semanas seguidas, de repente voltam a ter noites em que acordam! 

Não fique surpreendido, é normal que isto aconteça... 


Porquê?

Por um lado porque, o seu bebé pode estar mais socialmente consciente e acordar a chorar porque quer a sua presença. Mas, também pode acontecer que o bebé esteja a trabalhar arduamente as suas novas habilidades como gatinhar, sentar, durante e sono e acabe por acordar.Para além disso o primeiro ano é repleto de descobertas e o bebé muitas vezes cheio de sono, não quer dormir ou acorda porque na verdade não quer perder pitada deste novo mundo que lhe apresentou!!!



Sem comentários:

Enviar um comentário