sexta-feira, 10 de maio de 2013

O que são atividades de estimulação para os bebés?

O que fazer com aquela coisinha linda e fofinha que trouxemos do Hospital?? Será que os bebés só comem e dormem?...Ou passa-se mais alguma coisa dentro daquela cabecinha?


As respostas que encontrei...foram Estimulação, Estimulação, Estimulação...que é como quem diz conhecer o mundo através da brincadeira com mãe e Pai (os brinquedos favoritos de qualquer criança)!

Quando estimulamos o bebé, fazêmo-lo apresentando experiências que facilitam o crescimento e a aprendizagem, através de momentos agradáveis de interação, cruciais para o seu desenvolvimento.

Para os primeiros tempos, o melhor são as Atividades Sensoriais: despertam ou estimularem os sentidos do seu bebé:  a visão, audição, tato, paladar e olfato, como promovem a relação entre os papás e o bebé.


A estimulação do bebé encoraja o desenvolvimento do seu sistema nervoso e por isso pode ajudar a melhorar a atenção, memória e curiosidade.


Aqui estão algumas dicas que deve ter em conta antes de iniciar o caminho para ensinar o seu bebé:

 Interação é melhor do que a observação: é mais eficaz que deixar o seu bebé no berço com os seus brinquedos, é fazer com que os seus brinquedos ganhem vida,  dar-lhe voz e movimento. Desta forma, o seu filho vai desenvolver a sua capacidade de imaginação.

Atenção do bebé na atividade: Para que o seu bebé beneficie da sua interação estimulante, ele precisa estar com disposição para isso - a atenção do seu bebé é crucial para que a estimulação seja bem sucedida. Por exemplo, se o bebé está com sono – por excesso de estimulação ou cansaço - o ideal é colocá-lo a descansar e retomar as atividades quando ele estiver mais receptivo.

Lembre-se que quando o bebé está atento, ele faz um esforço consciente para saber mais sobre o mundo que o rodeia.

Repita as atividades!

Sem comentários:

Enviar um comentário