quinta-feira, 23 de maio de 2013

Malditas Cólicas!!!



Quando o bebé tem cólicas, ele chora de forma incontrolável e persistente sem causa aparente. Só podemos falar verdadeiramente em cólicas se o choro acontece por  mais de 3 horas seguidas, mais de três vezes por semana e por mais de três semanas.

As cólicas, na maioria das vezes, aparecem quando um bebé tem cerca de 2 ou 3 semanas de idade, e duram até aos 3 - 5 meses, em aproximadamente 15 a 20% dos bebés. No caso dos bebés prematuros, elas costumam aparecer cerca de 2 ou 3 semanas após a data prevista para o parto. Têm um pico por volta das 6 semanas.

Este choro é diferente do choro de fome, fralda molhada ou cansaço, porque os bebés choram sem parar e nada parece acalmá-los. Por regra, aparece no final da tarde e à noite.

Como saber se é cólica?

Normalmente o bebé tem crises de choro inconsolável e intenso, tornando a tarefa de o acalmar muito complexa.

Encolhe as pernas e arqueia o tronco e pescoço para trás

Pode ter o abdómen inchado.

Por vezes arrota, apresenta refluxo ou solta gazes.

O bebé fica muito agitado.

Tem dificuldades em tolerar qualquer tipo de estimulação, mesmo que seja para o distrair ou acalmar


É difícil para os pais lidarem com esta situação, porém a boa noticia é que se trata de uma condição temporária, não é sinal de que o bebé esteja doente! E, de certeza, vai melhorar em breve. Os bebés com cólicas são geralmente saudáveis, têm um peso normal e menos de 6 meses de idade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário