sábado, 28 de novembro de 2015


Sabia que por volta dos 4 meses o sono do seu bebé sofre uma ” regressão”? Se o seu bebé ainda não tem 4 meses, prepare-se, se está nesta fase, deixe-nos ajudá-lo, porque é mesmo assim, e não, não lhe acontece só a si.

A regressão do sono dos 4 meses é um fenómeno que ocorre com a maioria dos bebés, por vezes é uma grande surpresa para os pais, pois parecia que o seu bebé já tinha estabilizado e que o pior já tinha passado e eis que sem se perceber como ou porquê voltam as noites mal dormidas.
Os primeiros anos de vida do bebé são de um crescimento e desenvolvimento extraordinário, estão a acontecer imensas coisas ao mesmo tempo, os seus cérebros estão a tentar “aprender” com tudo o que acontece à sua volta e dentro deles. Toda esta agitação faz com este processo tenha altos e baixos e por isso o ritmo de desenvolvimento do seu, e de todos os bebés, não é constante. Em alguns momentos este desenvolvimento é efetivamente muito acelerado e noutros parece que há uma desaceleração ou até mesmo um retrocesso.

Por volta dos 4 meses o seu bebé pode começar a parecer mais irrequieto e impaciente. Esta é uma fase de fortes mudanças em que o bebé faz importantes aquisições. Antes de estas mudanças se concluírem (no que se costuma designar por “ salto de desenvolvimento”) os bebés frequentemente sentem-se “perdidos”. As mudanças são assustadoras mesmo para os adultos, por isso mais assustadoras ainda para os bebés. Nesta fase ocorrem alterações nos seus sistemas percetivo e cognitivo e a nível neurológico é visível o crescimento, no entanto essa evolução não ocorre em simultâneo com a necessária adaptação a tantas mudanças. Este sentimento de instabilidade gera alguma ansiedade que altera o seu apetite, humor e sono e os faz procurar mais aquilo que sabem que resulta e lhes dá prazer e segurança – Colo, Mimo, Atenção ( A mãe ).

Quando os bebés conseguem “fazer “ uma nova habilidade, ou uma nova conquista esta requer prática e treino, ou seja eles vão tentar fazer as suas novas habilidades muitas e muitas vezes o que os deixa também mais excitados, a dormir menos e por vezes frustrados se não esta a “correr “ como querem. Vão tentar comunicar da forma que conhecem por isso é provável ocorrer mais choro, mudanças repentinas de humor e esta maior exigência de atenção e colo. Se juntarmos a tudo isto o aparecimento dos dentinhos típicos nesta idade, bem percebemos que ser bebé nem sempre é fácil. 
Nesta altura é comum os bebés conseguirem alcançar e pegar num brinquedo, leva-lo à boca, passá-lo de uma mão para outra e sacudi-lo-. O bebé Começa a ser capaz de emitir sons mais nítidos e o seu olfato e paladar estão a funcionar em pleno. Começa a experimentar virar-se  de costas e de barriga para baixo sozinho e a ser capaz de se arrastar para a frente e para trás, também demonstra  conhecer( e reage ) ao seu nome e começa a ser capaz de focar a atenção em imagens ( por exemplo nos livros ou no seu reflexo no espelho).

Então e agora o que fazer?

Nesta fase (e pelo resto da sua vida enquanto pai/mãe) é preciso desenvolver paciência. Seja empático com o seu bebé, não tenha expectativas demasiado elevadas e lembre-se que também não é nada fácil para ele. Provavelmente vai ter que repensar algumas rotinas e ser algo flexível, pois importa conforta-lo e ao mesmo tempo cuidar de si. Pode ser necessário reajustar os horários de sono e voltar a aproveitar para dormir quando ele dorme. Se já o tinha mudado para o quarto dele, pode experimentar tentar manter a rotina, mas se se revelar difícil pode ser boa ideia aproxima-lo mais de si para não ser tão difícil e complicado durante a noite e ponderar deixa-lo dormir consigo (ou no berço encostado à cama) especialmente se está amamentar pois é provável que ele queira mamar mais vezes. 

 Acima de tudo tenha em mente que – É SÓ UMA FASE, VAI PASSAR, não desespere nem desanime, durma o que puder e o resto do tempo divirta-se com as maravilhosas descobertas  e conquistas que ele esta a fazer.




Sem comentários:

Enviar um comentário