quinta-feira, 27 de março de 2014

As aulas Baby Sense e a Estimulação Sensorial

Os bebés não falam, mas sabem muita coisa... e precisam da parte dos adultos, que estes lhe proporcionem as melhores experiências possíveis!
- O que é a Estimulação sensorial?As actividades de estimulação sensorial  caracterizam-se pelo facto de despertarem ou estimularem os sentidos do seu bebé:  a visão, audição, tacto, paladar e olfacto, bem como por promoverem a relação entre os pais e o bebé.
Para além disso, a estimulação do bebé encoraja o desenvolvimento do seu sistema nervoso e por isso pode ajudar a melhorar a atenção, memória e curiosidade. Além disso, estimular os sentidos do seu bebé irá permitir-lhe atingir metas de desenvolvimento mais rápido. Os bebés gostam precisam e querem aprender.- Porque é que a Estimulação Sensorial é tão importante?Os primeiros anos de vida são as fundações da saúde mental. Durante este período há o maior e mais rápido crescimento do cérebro e por isso o mais susceptível. As redes neuronais mais usadas tornam-se mais fortes e mais complexas e as menos usadas são eliminadas. Os cérebros dos bebés são literalmente esculpidos pelos ambientes em que os bebés vivem.A investigação demonstra que um ambiente rico em estimulação sensorial tem efeitos duradouros no desenvolvimento cerebral. Por exemplo, a estimulação visual é muito importante para o desenvolvimento da coordenação olho-mão e para a leitura e escrita futuras, o toque melhora o raciocínio matemático, certos cheiros melhoram a atenção , etc....
- Como é que a estimulação ajuda a desenvolver o cérebro?No momento do nascimento, as células nervosas no cérebro do bebé estão desorganizadas e ainda não se encontram bem conectadas.Enquanto o bebé cresce, o cérebro recebe informações de todos os cinco sentidos. Esta entrada faz com que as células nervosas se multipliquem e formem uma multiplicidade de ligações com outras células nervosas.- Como são as aulas? O que se faz nas aulas?
Este programa Baby Sense, programa que criei - depois de assistir e fazer  formação, com várias aulas de programas similares no Reino Unido -, segue o desenvolvimento dos bebés através da exposição a experiências sensoriais. A investigação tem demonstrado que a riqueza das experiências sensoriais a que o bebé é exposto ajudam na construção e desenvolvimento de conexões neuronais complexas.
As aulas são sempre diferentes e nunca se repetem, incluem actividades que promovem o desenvolvimento físico, de desenvolvimento sensorial e desenvolvimento sócio-emocional.
Iniciam-se com a mesma música onde os bebés aprendem alguns gestos, para facilitar a comunicação com os pais, e terminam sempre com uma massagem terapêutica, pelo meio para além das actividades para os 5 sentidos há sempre lugar ao messyplay (plasticina comestível, tintas comestíveis, arroz colorido, etc.).
- Quais são as vantagens destas aulas para o bebé e para o seu futuro?Estas aulas ajudam o bebé a atingir o seu potencial!!
Porque os bebés já nascem brilhantes, mas sem experiências ricas, alguns neurónios e conexões menos usadas... desaparecem...
Nada é mais desastroso para o desenvolvimento do cérebro do bebé do que uma falta de estimulação. Assim como alimentamos a sua barriguinha, também temos de alimentar o seu cérebro! Esta estimulação pode e deve começar durante o período de gravidez. Regra fundamental: ser divertido, respeitar ritmos dos bebés, e ser consistente na repetição!Como pais, temos um papel crítico a desempenhar na ajuda das nossas crianças a percebem o seu potencial intelectual. O tempo para acção é muito cedo na infância, porque os bebés e crianças pequenas gostam de aprender e aprender sem esforço!





Sem comentários:

Enviar um comentário