quinta-feira, 27 de junho de 2013

O choro e o stress tóxico!


O choro do bebé segue a curva de desenvolvimento dos bebés nos primeiros meses de vida. Aumenta por volta das 2 a 3 semanas de idade, tendo o seu auge entre as 6 e 8 semanas, diminuindo após este período.

Quando os bebés choram sozinhos e sem supervisão, durante períodos superiores a meia hora, experimentam pânico e ansiedade. O cérebro do pequenino é inundado de hormonas de stress, adrenalina e cortisol, havendo um decréscimo das hormonas do crescimento,  prejudicando a formação das ligações nervosas no cérebro, sofrendo efeitos negativos a nível neuronal, havendo uma inibição no desenvolvimento cerebral, no crescimento e no sistema imunitário. 

O fato do bebé sofrer de stress vai fazer com que cresça com um sistema de adrenalina sobre-activo, verificando-se futuramente um aumento da agressividade, impulsividade e violência.

É importante os pais identificarem as necessidades do bebé e responder positivamente a elas. A forma como os papás respondem às necessidades do bebé é uma influência no desenvolvimento intelectual, emocional e social do bebé.


Quando o bebé chora constantemente é sinal de algum desconforto e normalmente pensamos em fome, sede, frio, calor ou cansaço. Mas, pode ser sinal de algo mais complexo. 

Peça ajuda para não ficar com a dúvida. Consulte o seu Pediatra ou o seu Psicólogo de bebés.





Sem comentários:

Enviar um comentário